Marketing Digital

A triste realidade no Marketing Digital

Em alta nos dias de hoje, a profissão "marketeiro" chama atenção de muitos jovens que querem começar sua jornada profissional


Em um mundo cada vez mais digitalizado, empresas buscam aumentar seus números através de estratégias de Marketing Digital, buscando encontrar uma galinha dos ovos dourados. Com o assunto em alta, jovens se interessam pela profissão e desejam dar os primeiros passos rumo a um futuro brilhante, muitas vezes com os olhos voltados aos altos valores pagos. 

Olhar para Marketing Digital pode ser tentador: de um lado colaboradores vêm grandes oportunidades profissionais. Por outro lado, empresas buscam faturar mais, investindo menos. Mas será que com o aumento da demanda, a qualidade do serviço se mantém? 

Dentro de uma empresa, uma equipe de gestores pode olhar para o Marketing e ver grandes oportunidades de crescimento. Redes sociais, tráfego pago, anúncios e várias outras estratégias fazem brilhar os olhos de quem está no comando. Todavia, na hora de planejar e criar estratégias, as empresas acabam entendendo que investir em mídia digital pode ser muito custoso, e acabam por sua vez, decidindo gastar menos dinheiro possível neste segmento. 

Já para quem está começando a sua carreira em uma área tão abrangente quanto Marketing, aceitar qualquer serviço pode ser um tiro no pé. A princípio a ideia de trabalhar fazendo de tudo um pouco dentro do setor, pode parecer ótima. O funcionário acaba por aceitar realizar demandas de várias pessoas sem se dar conta que aquilo pode ser prejudicial para ele. 

A conta é simples: Funcionário fazendo diversas funções + Empresas pagando pouco por pessoas multifunções = Caos no Marketing Digital

Na ganância de bater metas e aumentar valores o mais rápido possível, as companhias pressionam seus funcionários a entregar resultados o quanto antes, tendo muitas vezes números inalcançáveis ou metas surreais. Cabe à equipe de Marketing mostrar o andamento do projeto e a situação do planejamento, porém, muitas vezes, são ignorados pelos gestores. 

Eis que surge a solução: dispensar todo mundo e começar o projeto do zero. 

É nesta hora que os líderes das empresas pensam que reformular tudo é uma ótima estratégia. Começar tudo do zero e tentar alcançar seus objetivos com menos recurso e menos tempo. O funcionário que fora desligado, entra em desespero para conseguir um novo emprego e pensa em aceitar qualquer coisa. Aqui é o momento que nasce um funcionário proativo, no sentido ruim. Aceita fazer rede social, e-commerce, copywriting, design e tudo que ele conseguir realizar em sua jornada diária. 

O "marketeiro" aceita fazer o trabalho, pois precisa pagar seus boletos, e a empresa entende que pode pagar um salário razoável para uma pessoa, ao invés de contratar uma equipe inteira. Aqui, entremos em um looping

Demanda por Marketing Digital sempre vai ter, mas será que o colaborador entende que, às vezes, é melhor continuar procurando a oportunidade certa, do que sair aceitando qualquer coisa? 

Entender isto requer experiência, mas com o tempo o "marketeiro" vai descobrir que saber um pouco de tudo é bom, mas se especializar em algo, é melhor ainda. Quanto às empresas, a tendência é só piorar, deixando a sensação que Marketing é uma área ingrata. As soluções que restam são simples: acostumar a viver nesta realidade; ou tentar criar novas maneiras de viver com o Marketing Digital. 




Gabriel Fusaro, 24/02/2025

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Aos Líderes / Letter For The Leaders

Texto #33

Fire Prevention Week Centenary