Texto #21
Vendas Varejo agora no Ecommerce
Pronta para começar uma nova etapa em sua trajetória, a loja Vendas Verejo vai dar um passo importante indo rumo ao Ecommerce, para que possa expandir sua marca e obter mais sucesso. A empresa, que é focada em produtos tecnológicos, vai deixar de ser apenas uma loja física e passam a se aventurar em vendas online, tornando seu segundo canal de vendas, e consequentemente, marcando presença neste ramo de vendas que mais cresce a cada ano.
Com isso temos vários prós, tais como o gigante alcance com literalmente o mundo inteiro; além de poder oferecer todo seu catálogo de produtos para qualquer consumidor; criar promoções para atrair mais clientes, etc. Todavia há também os riscos, principalmente o risco tecnológico, visto que a empresa não possui experiência no ramo do ecommerce, que deve-se atentar a grande quantidade de concorrência e ter uma boa atuação da área de TI para evitar transtornos.
Tendo em vista os riscos que a Vendas Varejo está a mercê, há de se fazer um planejamento para que possam contornar tais contratempos e sair em vantagem, não só em relação à concorrência, mas também no que diz respeito ao jeito de atuar que empresa segue. Uma das saídas é a inserção de um sistema de ERP, que facilitará o processo da empresa em praticamente todos os setores, deixando mais prático a vida de seus funcionários. Neste sistema (Bling, por exemplo), a empresa pode ajustar estoque, valores, criar cotações, emitir NFs, etc. A adição de um sistema de ERP já acabará com quase todos os riscos da Vendas Varejo, principalmente neste quesito de ecommerce. Fora tudo isso, a ligação entre os dois canais de vendas será unificada e agilizada.
Não obstante, é fortemente recomendado fazer um planejamento estratégico antes de começar de vez a atuação no ecommerce. Uma análise de SWOT e uma implementação das forças de Porter, ajudarão de vez a acabar com todos os riscos possíveis. Também será de grande ajuda na hora de entender o Mercado atuante e criar estratégias de como chamar o consumidor até o produto desejado. Tanto com a Análise de SWOT, quanto com as forças de Porter, qualquer riscos que possa aparecer, será de fácil resolução. Estas são as soluções que nós preparamos para a empresa Vendas Varejo.
Texto utilizado em atividade para a pós-graduação.
Gabriel Fusaro, 15/03/2022
Comentários
Postar um comentário