Texto #23

 

Trazendo a competitividade à tona

 

Fomos contatados pela diretoria e presidência da empresa de calçados 3 Stars para fazermos um estudo econômico visando a reestruturação da empresa sem perder a competitividade do mercado. A companhia mudou recentemente sua estratégia de produção. Antes eles mesmos fabricavam sua própria matéria prima, mas devido ao alto custo, decidiram trocar pela compra da matéria prima de uma fábrica. Esta alteração fará com que a 3 Stars continue competitiva no mercado, e ajudará no crescimento da fornecedora de matéria prima.

Ao analisar a concorrência, percebemos que os valores finais dos calçados não estão muito diferentes, todavia há uma necessidade de um diferencial para ter destaque neste meio. Com a comercialização interdependente entre as fábricas, podemos criar uma vantagem competitiva. Se comprarmos a matéria prima em grande escala, o valor será menor enquanto a quantidade de produtos fabricados aumentará. A 3 Stars já está acostumada com o alto volume de vendas, portanto a distribuição dos calçados não será afetada. A grande variedade também ajuda na competição, uma vez que, já consolidada, a empresa pode continuar focando em suas especialidades, que são os chinelos, sapatilhas e botas. Quem sabe futuramente dê para expandir os horizontes e focar também em público masculino.

Deste modo, os consumidores continuarão sendo apresentados com produtos de qualidade, com design moderno e principalmente o preço competitivo. O custo do material em longa escala, será abatido na produção de alto volume, não havendo assim a necessidade da 3 Stars aumentar o valor de seus calçados. Isso deixará o setor financeiro mais tranquilo em relação à custos e gastos, pois o retorno será quase imediato, visto que a empresa já é renomada no mercado norte-americano.

A única precaução que deverá ser tomada é em relação ao estoque e logística, que terão que se adaptar à volta das vendas em grande escala. Mas caso necessário, novas contratações de funcionários serão necessárias, porém serão parte do colhimento dos frutos da 3 Stars.

A parceria com a fábrica local, fará com que a 3 Stars se reestabeleça no mercado de forma competitiva. A mudança é necessária e bem-vinda. Investir em mais matéria prima, para diminuir o valor da compra (modelo parecido com atacado), fará com que a clientela volte a ter a empresa como primeira opção, após ver o preço competitivo e o diferencial já renomado, que a alta qualidade dos calçados, somado ao design moderno.

 Este estudo econômico será mostrado para a gerência da empresa e que com certeza entenderá as grandes vantagens desta parceria interdependente. A 3 Stars Calçados voltará a reinar no mercado americano.

 

 

Texto utilizado em atividade da pós-graduação em 05/04/2022



Gabriel Fusaro, 05/04/2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Aos Líderes / Letter For The Leaders

Texto #33

Ruimview - Rubber, o pneu assassino